Museu/Serpentário

 

 

O Serpentário de visitação pública do CEVAP tem como objetivo informar e orientar a população sobre as diferentes espécies de animais peçonhentos, a prevenção dos acidentes, a desmistificação de crenças populares, os primeiros socorros e a importância ecológica e farmacológica dos venenos desses animais.

 

Em 16 de abril de 2008 foi oficialmente aberto o Serpentário à visitação pública, por meio de projeto firmado em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Botucatu, cujo foco é a educação ambiental destinado aos professores e alunos das escolas de ensino fundamental e médio. A Secretaria de Turismo viabilizou o transporte dos alunos de suas escolas até o CEVAP.

 

Desde sua inauguração até 2012, o Serpentário de visitação pública do CEVAP recebeu 4.947 visitantes, sendo 3.119 visitas monitoradas e 1.828 visitas espontâneas.

 

 

Desde sua inauguração até 2012, o Serpentário de visitação pública do CEVAP recebeu 4.947 visitantes, sendo 3.119 visitas monitoradas e 1.828 visitas espontâneas.

 

Inauguração do Serpentário de Visitação Pública do CEVAP

Visitas monitoradas ao espaço vivo de animais peçonhentos do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos

Tem por objetivo oferecer um contato mais próximo e visual à comunidade interessada em animais peçonhentos e compartilhar os conhecimentos científicos envolvidos na manutenção de serpentes em cativeiro, além dos aspectos relacionados à biologia de serpentes e educação ambiental. Através de visitas monitoradas e programadas, estimula o conhecimento/educação ambiental sobre os animais peçonhentos; à grupos específicos, os monitores abordam a manipulação e biologia desses animais. O CEVAP possui um serpentário com mais de 800 serpentes peçonhentas, além de escorpiões e aranhas venenosas. No espaço idealizado para receber visitação pública, são expostas cerca de 50 espécies de animais peçonhentos, bem como cartazes e imagens educativas.
O espaço é aberto de terça à sexta das 9 às 17 horas. Espaço fechado para almoço das (12 às 14 horas). E aberto aos finais de semana das 9 às 17 horas.

Os monitores do CEVAP são formados por estagiários (alunos de graduação), aprimorandos e pós-graduandos devidamente capacitados.

 

Visitas monitoradas ao Serpentário de visitação pública do CEVAP

Agendamento para visitas monitoradas:

(14) 3880-7108 ou 3880-7241

E-mail :  tocadascobras@cevap.unesp.br