Linhas de Pesquisa

Os projetos desenvolvidos estão todos vinculados à área de Doenças Tropicais. O âmbito dos projetos propostos é amplo e inclui aspectos microbiológicos, imunológicos, bioquímicos, nutricionais, terapêuticos e epidemiológicos de diferentes agentes infecciosos que acometem o ser humano. Também são desenvolvidos projetos relacionados com as zoonoses mais relevantes em nosso meio e com a bioprospecção de moléculas derivadas de venenos animais.

 

Toxinas Animais e Vegetais: bioprospecção, avaliação clínica, epidemiológica e imunológica

Descrição: Esta linha destina-se ao estudo da bioprospecção, avaliação clínica, epidemiológica e imunológica das toxinas animais e vegetais. Avalia entre outros, os efeitos dos venenos de serpentes, escorpiões, aranhas, sapos e rãs, abelhas e vespas.

Docentes envolvidos: Benedito Barraviera, Daniel Carvalho Pimenta, Jean Philippe Chippaux, Lucilene Dellazari Santos, Rui Seabra Ferreira Junior.

 

Epidemiologia hospitalar, controle de infecção e resistência a antimicrobianos

Descrição: Linha destinada ao estudo de infecções bacteriológicas e virológicas intra-hospitalares ou comunitárias. Nas infecções bacterianas são avaliados fatores de resistência microbiana e epidemiologia hospitalar. No caso das infecções virais a ênfase maior é na caracterização de vírus que acometem os sistemas respiratório e digestivo.

Docentes envolvidos: Carlos Magno C. B. Fortaleza, Maria de Lourdes Ribeiro da Cunha, Ricardo Augusto Monteiro Almeida

 

Investigação clínica, epidemiológica e imunológica das infecções fúngicas

Descrição: Destina-se ao estudo dos mecanismos de transmissão, dos fatores de virulência, da resposta imunológica do hospedeiro e de resistência a anti-fúngicos. Ênfase maior é dada ao fungo Paracoccidioides brasiliensis.

Docentes envolvidos: James Venturini, Ricardo de Souza Cavalcante, Rinaldo Pôncio Mendes,

Investigação imunológica, epidemiológica e clínica do HIV e doenças oportunistas associadas

Descrição: A linha engloba o estudo das consequências de infecção pelo HIV, assim como manifestações dos agentes oportunistas, das situações ligadas à transmissão e à proteção contra a infecção pelo vírus e inclui também, abordagens imunopatogênica, clínica e terapêutica.

Docentes envolvidos: Lenice do Rosário de Souza, Ricardo Augusto Monteiro Almeida

 

Efeito imunomodulador da nutrição em doenças infecciosas

Descrição: Nesta linha de pesquisa estão incluídos projetos que abordam o estado nutricional de pacientes, a repercussão da desnutrição no sistema imunológico dos indivíduos e sua correlação com a patogenia associada aos diferentes agentes infecciosos e parasitários. A eficácia da correção nutricional em pacientes também é avaliada.

Docentes envolvidos: Paulo Câmara Marques Pereira

 

Doenças transmissíveis e parasitárias de relevância em Saúde Pública

Descrição: Nesta linha de pesquisa estão incluídos projetos referentes ao estudo de infecções causadas por M. tuberculosisM. lepraeT. cruziLeishmania spp, T. gondii, Giardia duodenalis e outros. Os principais aspectos avaliados incluem manifestações clínicas, efeito do tratamento, determinantes da transmissão, relação parasita/hospedeiro e diagnóstico por técnicas moleculares.

Docentes envolvidos: Ana Carla Pereira Latini, Cilmery Suemi Kurokawa, Ida Maria Foschiani Dias Baptista, Semíramis Ferraz Viana, Vania Nieto Brito de Souza

Zoonoses

Descrição: Estudos envolvendo aspectos relacionados com etiologia, epidemiologia  e vigilância das principais zoonoses com ênfase em raiva, leishmaniose, toxoplasmose, brucelose, leptospirose e outros.

Docentes envolvidos: Hélio Langoni, Simone Baldini Lucheis, Virginia Bodelão Richini Pereira

 

Modulação de doenças inflamatórias por agentes infecciosos e substâncias imunomoduladoras

Descrição: Linha voltada para a avaliação do efeito modulador de agentes infecciosos em doenças autoimunes e inflamatórias experimentais (artrite reumatoide, artrite séptica, encefalomielite e diabetes).

Docentes envolvidos: Alexandrina Sartori