Infraestrutura

Infraestrutura

foto-fmb-unesp.jpg

LABORATÓRIOS

Hospital das Clínicas da FMB Unesp

O Hospital das Clínicas da FMB Unesp (HCFMB), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com área de 70 mil m² no Campus da Unesp em Botucatu/SP. Tem 415 leitos e 52 de UTI (30 adultos, 15 neonatal e 7 pediátricos), 294 consultórios e 31 salas especializadas distribuídos em mais de 35 especialidades médicas. Realiza, em média, 2 milhões de exames, 600 mil consultas, 20 mil internações e 11 mil cirurgias por ano, atendendo uma população em várias regiões que chega a mais de 3 milhões de pessoas. Tem recursos de diagnóstico por imagem, registros gráficos, exames de análises clínicas, entre outros. Serviços em todas áreas e especialidades médicas e de atividades correlatas com quimioterapia, hemocentro, endoscopia, partos de risco, medicina nuclear, hemodiálise e modernos centros cirúrgico e obstétrico. É o principal cenário de aprendizagem na área de Pesquisa Clínica.

NATS – Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde

O NATS do HCFMB é responsável pela realização de pesquisas visando o uso racional de tecnologias e a segurança do paciente, contribuindo para as tomadas de decisões baseadas em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS); e elaboração de pareceres técnico-científicos para o HCFMB, SES-SP e Ministério da Saúde.

UPECLIN Unidade de Pesquisa Clínica da FM Unesp 

 Conta com 1600 m2 de edificação com seis consultórios para atendimento multiprofissional, consultório ginecológico com banheiro, salas de coleta, processamento, armazenamento, embalagem e envio de material biológico, sala para armazenamento de amostras biológicas a -20°C e -70°C, registro eletrônico e informatizado de dados dos participantes de pesquisa, rede wireless e acesso à internet.  Área de internações com oito apartamentos individuais com leitos para infusão de medicamentos; área de recepção, atendimento e agendamento dos participantes de pesquisa; sanitários para clientes externos, portadores de necessidades especiais e equipe de saúde. Área administrativa com anfiteatro; secretaria; sala de Coordenação e Gerencia Técnica; salas para Coordenadores de pesquisa internos e externos; salas para monitores, auditores, coordenadores, pesquisadores e patrocinadores; arquivo local e central; sala de manipulação e preparo de medicamentos; sala de armazenamento, controle de medicamentos com temperatura controlada e sanitários.

A equipe inclui Enfermeiras de Pesquisa, Coordenadores de Pesquisa, Farmacêutico, Técnicos de Enfermagem, Secretaria, além de alunos de Programas de Aprimoramento Profissional (PAP – FUNDAP), Programas de Aprendizagem e Treinamento (PRAT-UNESP) e de Pós-graduação.

É onde ocorre um dos estágios práticos do programa.

UNIPEX Unidade de Pesquisa Experimental da FM Unesp 

A Unidade de Pesquisa Experimental – Unipex oferece infraestrutura e serviços de apoio à pesquisa científica, principalmente básica e translacional. Tem área de 14.144,49 m² onde estão instalados vinte e dois (22) laboratórios de pesquisa, um (1) laboratório de ensino, um (1) biotério para ratos e camundongos, um (1) biotério para coelhos e um (1) biotério para suínos. Constitui a base de estudos translacionais e de fases iniciais para a pesquisa clínica a ser desenvolvida nos demais laboratórios da instituição.

UPESC Unidade de Pesquisa em Saúde Coletiva da FM Unesp 

A Unidade de Pesquisa em Saúde Coletiva (UPeSC) fornece subsídios operacionais e apoio metodológico para atividades de pesquisa na área de Saúde Coletiva, contribuindo para a produção científica qualificada nesta área e desenvolver ações e eventos de capacitação (cursos, simpósios e estágios), voltados ao emprego de metodologias próprias nos seguintes pontos: Pesquisa em Política, Planejamento, Avaliação e Gestão em Saúde; Pesquisa Epidemiológica, Pesquisa Qualitativa

CEVAP Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos Unesp 

O CEVAP é um dos braços do programa juntamente com a Faculdade de Medicina de Botucatu. Participam desse centro cinco unidades da UNESP: Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Instituto de Biociências, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara e Instituto de Biociências de Rio Claro. No programa representa a fase de prospecção e desenvolvimento de imunobiológicos derivados das toxinas dos animais peçonhentos, que é sua principal atividade, uma vez que, estes serão empregados/testados em seres humanos por meio de ensaios clínicos. O CEVAP tem por missão trabalhar em demandas estratégicas para o Sistema Único de Saúde por meio da prospecção e desenvolvimento de bioinsumos.

Instituto de Biotecnologia (IBTEC) – UNESP Botucatu, SP 

Desenvolve bioprodutos e serviços de relevância nas áreas de saúde humana/animal e produção animal/vegetal, promovendo a interação entre a indústria biotecnológica e a academia. É um centro de excelência em pesquisa translacional e prestação de serviços biotecnológicos dentro da UNESP, com inserção internacional, representando importante ponto de apoio e possibilidade de desenvolvimento de estudos que possam ser transladados para a pesquisa clínica, campo de atuação dos alunos e pesquisadores participantes do programa.

Outros cenários

EAP – Escritório de Apoio à Pesquisa, CEP – Comissão de Ética em Pesquisa, CBPC – Comissão de Boas Práticas Científicas, CEEA – Comissão de Ética em Experimentação Animal, FAMESP – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Médico e Hospitalar da FM Unesp e outras unidades de pesquisa dentro e fora do campus da FMB-UNESP.

RECURSOS DE TI

NEAD.TIS – Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias de Informação em Saúde da FM Unesp

Oferece soluções nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com equipamentos, laboratórios de informática, sistemas on-line, videoaulas, videoconferências e web conferências, entre outros. Gerencia o Ambiente Virtual de Aprendizagem, baseado na plataforma opensource Moodle. Em conjunto com o Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (DGAA HCFMB), integra os Grupos de Interesse Especial (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE): SIG Colaborativo em Educação Médica, SIG Padrões para Telemedicina e Informática em Saúde, SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde e SIG Técnico Operacional RUTE.

CIMED – Centro de Informática Médica do HC Unesp

Cuida da rede e sistemas de informações médicas (prontuário eletrônico do paciente), acesso as bases de dados médicos, imagens, arquivos administrativos, de gestão e controle de atuação no SUS.

Biblioteca

Área de 1.573,43 m² com acervo, consultas, salas de leitura e salas de trabalho em grupo. Acervo de 17.113 títulos de livros, 35.759 exemplares de livros, 7.172 teses e dissertações, 636 exemplares de memoriais, 3.428 trabalhos acadêmicos e TCCs (impressos e CD-ROM), 1.409 títulos de periódicos nacionais e internacionais (correntes e não-correntes), 169.921 fascículos de periódicos, 43 folhetos, 775 exemplares de Cds e 172 exemplares de Dvds.

Portais e bases de dados online disponíveis: Portal Periódicos Capes, BVS, SCOPUS, Embase, Medline, PubMed, OVID, Biological Abstracts, CAB Abstracts, Agris, Vet-CD, LILACS, ASFA, Food Science Technology Abstracts, Current Contents, Webof Science, SCIELO, EBSCO On-Line, Swets Net, BioMed Central, Free Medical Journals, Scientific Commons, OAIster, he Electronic Journals Library, Even Highwire Free, entre outros.

Sistemas e redes de informação: BIBLIODATA (nacional), BVS – Biblioteca Virtual de Saúde e Biblioteca Virtual de Educação Médica – RAEM, BIREME (América Latina e Caribe), British Library (Inglaterra e Reino Unido), CENDOTEC (França), CIN-CNEN (Brasil), COMUT (Brasil), N.L.M. (Estados Unidos), Rede SUS (Brasil), Rede UNESP – Estado de São Paulo, CRUESP – Estado de São Paulo.
Oferece os serviços de consulta e empréstimo de material bibliográfico, empréstimo entre bibliotecas, comutação bibliográfica, assessoria para publicações periódicas e monográficas, orientação bibliográfica, revisão de referências bibliográficas, normalização e treinamentos. Na Biblioteca, dispõe-se do posto de atendimento da FAPESP.

Outros recursos TI

 O CEVAP Centro de Estudos em Venenos e Animais Peçonhentos possui estrutura própria voltada ao ensino e pesquisa com salas de treinamento e de aulas, video-conferência, laboratórios, Salas de computadores para pesquisa em bases de dados e bibliotecas virtuais, salas de vivência e várias outras facilidades que tornam o trabalho produtivo e agradável (http://cevap.org.br)