O CEVAP

CEVAP – CENTRO DE ESTUDOS DE VENENOS E ANIMAIS PEÇONHENTOS

Resultado de imagem para cevap

ESTRUTURA MULTICÂMPUS
O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (CEVAP) é um Centro Interunidades de Unidade Complementar, prevista no estudo da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multicâmpus, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação.

Participam do Projeto pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB,Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu – FMVZ, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu – FCA, Instituto de Biociências de Botucatu – IBB, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara – FCF e Instituto de Biociências de Rio Claro – IB.

Em 2006, inaugurou sua sede definitiva, com aproximadamente 2.000 m² de área construída na Fazenda Experimental Lageado, na Unesp de Botucatu. O novo complexo dispõe de toda infraestrutura necessária para atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão, tanto dentro do âmbito da Unesp de Instituições parceiras no país e no exterior.

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Visando à formação e capacitação de profissionais o CEVAP oferece Estágio para alunos de graduação nos diferentes departamentos envolvidos com o Centro; cursos presenciais ou a distância de Extensão universitária; Aprimoramento, Especialização e Pós-Graduação; curso sobre ‘Acidentes com animais peçonhentos’ para os alunos de graduação dos cursos de medicina, Enfermagem e Medicina Veterinária; e Programa de Aprimoramento Profissional em Animais Peçonhentos em parceria com o Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina Unesp de Botucatu.

 

Resultado de imagem para cevap

MISSÃO
O CEVAP tem como missão promover o ensino de qualidade de graduação e pós-graduação; desenvolver pesquisas de forma a difundir o conhecimento cientifico gerado com ética e responsabilidade social e ambiental; e capacitar pessoas na temática de Acidentes com Animais Peçonhentos.

VALORES
O CEVAP tem como conduta o respeito o cuidado com os animais, considerando sua fisiologia e seu comportamento. As pesquisas são realizadas seguindo as normais do Conselho de Ética em Experimentação em Animais.

INFRAESTRUTURA
O CEVAP dispõe de portaria, guarita de controle, cabine de força, reservatório elevado de água, museu de animais peçonhentos, prédio de recepção de animais e quarentenário, prédio de serpentários externos e biotério de roedores, prédio de serpentários internos, laboratórios de pesquisa, prédio de administração, sala de videoconferência, sala de aula e de produção de mídias.

PUBLICAÇÃO
O CEVAP edita o Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD), publicação online interdisciplinar de acesso aberto dedicada a pesquisas sobre toxinas, animais venenosos e seus produtos derivados. A revista também aceita submissões relacionadas a doenças tropicais com foco em doenças infecciosas, parasitologia e imunologia. O JVATiTD é publicado em parceira com a BioMed Central, o ramo de acesso aberto da Springer Science+Business Media. Informações: www.jvat.org.

NÚMEROS
2 professores
7 servidores técnico-administrativos

CEVAP
Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos
Rua José Barbosa de Barros, 1780
Fazenda Experimental Lageado
CEP: 18610-307
Botucatu – SP
Tel: (14) 3814-5555, 3880-7241, 3814-5446 e 3880-7108
http://www.cevap.org.br/