Acidentes por animais peçonhentos

 

Acidentes por animais peçonhentos

 

ABELHAS
Acidente por abelha é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através do aparelho inoculador (ferrão) de abelhas. Conhece-se, atualmente, cerca de 20.000 espécies diferentes. Clique aqui e saiba mais.

 

 ARANHAS
Acidentes causados por aranhas são comuns, porém a maioria não apresenta repercussão clínica. Os gêneros de importância em saúde pública no Brasil são: Loxosceles (aranha-marrom), Phoneutria (aranha armadeira ou macaca) e Latrodectus (viúva-negra). Clique aqui e saiba mais. 

 

  ESCORPIÕES
Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro de envenenamento provocado pela inoculação de veneno através de aparelho inoculador (ferrão ou télson) de escorpiões. De importância médica no Brasil são os representantes do gênero Tityus, com várias espécies.  Clique aqui e saiba mais. 

LAGARTAS
Insetos da ordem Leptodoptera (borboletas e mariposas) são considerados holometábolos, ou seja, durante o seu período de desenvolvimento ocorre uma completa metamorfose entre o período larval e o adulto. Essa metamorfose é dividida em 4 fases.  Clique aqui e saiba mais.

 

SERPENTES
Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através do aparelho inoculador (presas) de serpentes. No Brasil, são quatro os tipos de acidentes ofídicos. Clique aqui e saiba mais.