Mulher é picada por escorpião na Demétria; animal estava na blusa que ela vestiu

Um caso que serve de alerta foi registrado no Hospital das Clínicas de Botucatu no sábado, dia 18. Uma mulher, de 42 anos foi picada por um escorpião marrom depois que vestiu uma blusa, na casa onde mora, no Bairro Rural Demétria, em Botucatu.

A vítima capturou o animal e foi até o Hospital das Clínicas, onde foi atendida pelo médico infectologista Alexandre Naime Barbosa. “A picada foi na região da barriga e a mulher reclamava de muitas dores no local da ferroada. Ela vestiu uma blusa e provavelmente o animal estava no tecido”, disse Doutor Alexandre ao Acontece Botucatu.

“No caso dela, realizamos um bloqueio de anestésicos no local na picada, além de analgésicos potentes. Mas a toxicidade é baixa, porque a quantidade de veneno inoculada em uma pessoa adulta é pequena. Mas, se fosse uma criança, ou idoso, essa picada poderia matar”, completou.


Imagem: Arquivo

Vale ressaltar que a paciente agiu corretamente capturando o escorpião para levá-lo junto ao hospital. Dessa maneira, a equipe médica consegue identificar a espécie e agir com mais precisão.

Cuidados

O médico alerta para os cuidados que devem ser tomados, principalmente por quem mora em área rural ou perto de terrenos com mato. “É preciso checar sempre as roupas e, principalmente, calçados, para verificar se não há nenhum animal como o próprio escorpião, ou aranhas, já que ele procuram se esconder nesses locais”.

Azar

Uma curiosidade é que a mulher que foi picada pelo escorpião já havia sido atendida no HC no último final de semana. Ela foi ataca por um enxame de abelhas durante uma caminhada, também na zona rural de Botucatu, e levou 15 picadas pelo corpo. Na ocasião ela foi avaliada e liberada por não ter desenvolvido reação contra as picadas dos insetos.