Cadernos para os cursinhos pré-universitários da Unesp

A Proex – Pró-reitoria de Extensão Universitária da Unesp já colocou online para download gratuito o material produzido sob a responsabilidade de uma equipe de professores da Universidade. Este mesmo material será entregue a cada aluno matriculado no ano de 2016 nos 27 cursinhos da Universidade em 22 cidades, com índices de aprovação em universidades públicas, provadas e concursos de próximas a 40%.

O primeiro grande mérito dos Cadernos é ser propriedade da Universidade. A continuidade da política de compra de apostilas das editoras privadas, realizada no passado, inviabilizaria a continuidade do Programa dos Cursinhos, na amplitude existente hoje.

O Projeto foi destacado pela revista Veja: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/unesp-instituicao-disponibiliza-no-site-as-apostilas-oferecidas-no-cursinho-pre-vestibular

O Projeto “Cursinhos Pré-Universitários da Unesp”, organizado e desenvolvido pela Universidade, desde o ano de 1987, almeja proporcionar oportunidade de educação às classes populares e aos oriundos do ensino público. Os cursos são oferecidos aos interessados com residência nas cidades onde se localizam os Câmpus da Universidade e do seu entorno. O objetivo primeiro é colaborar com a inclusão desses grupos sociais no ensino superior.

A partir de 2006, a Unesp criou um amplo programa de extensão, aglutinando os cursinhos pré-vestibulares já existentes na instituição e os novos projetos organizados nas unidades universitárias distribuídas pelo Estado de São Paulo. Com o Convênio entre a Unesp e o Governo do Estado (Convênio nº 002/2007-SEES), por intermédio da Secretaria de Ensino Superior, houve a ampliação e fortalecimento do Projeto “Curso Pré-Vestibular: uma iniciativa democrática de alcance social”, o qual passou a atender a cerca de quatro mil jovens egressos da escola pública, distribuídos em 22 municípios do Estado de São Paulo, em 26 cursinhos da Universidade. Em início de 2016 mais um cursinho foi criado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), em Botucatu, totalizando 27 cursinhos.

Em 2015, a Pró-Reitoria de Extensão fez proposta de elaboração do material didático pela própria Universidade, com a finalidade de organizar, adequar e disponibilizar cadernos com os conteúdos curriculares das diversas áreas do conhecimento para as atividades pedagógicas nos cursinhos pré-universitários da Unesp.

Os cadernos foram produzidos a partir da estrutura curricular definida pelos documentos oficiais Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Currículo do Ensino Médio do Estado de São Paulo e Orientações Curriculares para o Ensino Médio.

Nesta primeira edição, o guia de orientação dos temas para a equipe de autores foi a Matriz de Referência do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Os quatro primeiros cadernos contemplam objetos de conhecimento associados às Matrizes de referência das áreas do conhecimento. O Caderno de Apoio (5) – textos e atividades dos Cursinhos Pré- Universitários da Unesp disponibiliza acervo composto por textos, testes, vídeos, imagens, temas e sites referentes aos conceitos e conteúdos das diferentes áreas do conhecimento abordados no Ensino Médio com o objetivo de complementar os temas desenvolvidos nos Cadernos da Coleção.

Os editores são os professores da Unesp Antonio Francisco Marques e Maria da Graça Mello Magnoni

• Caderno 1: Linguagens e Códigos – Língua portuguesa e Língua inglesa; Clique aqui

• Caderno 2: Matemática – Matemática; Clique aqui

• Caderno 3: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; Clique aqui

• Caderno 4: Ciências Humanas – Filosofia, História, Geografia e Sociologia; Clique aqui

• Caderno 5: Caderno de Apoio. (Em construção: Não Disponível)

Conheça quais são os cursinhos da Unesp: http://www.unesp.br/portal#!/servico_ses/cursinhos/

Assessoria de Comunicação e Imprensa