Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) promove curso de capacitação

Para debater temas atuais sobre o mercado da publicação científica, a Associação Brasileira de Editores Científicos promoverá, entre os dias 21 e 23 de junho, XXV Curso de Editoração Científica (CEC).  O objetivo do evento, que será realizado no auditório “Altino Antunes”, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), é capacitar os participantes para praticarem uma divulgação científica de qualidade.

Serão realizadas palestras e mesas-redondas que trarão ao associado da ABEC temas discutidos mundialmente. “Podemos citar grandes temáticas como DOI, Mendeley, OJS, Crossmark, DOAJ, ORCID, pré-prints, composição de comitê editorial e muitas dicas de como trabalhar para melhorar a performance e citação de seu periódico”, explica o presidente da ABEC, professor Rui Seabra Ferreira Jr.

Para Seabra, um dos grandes desafios enfrentados atualmente, e que será abordado durante o CEC, diz respeito à ética na publicação científica.  “A pressão para publicar rápido e bem é cada vez maior no cenário acadêmico. Do outro lado enfrentamos publishers predadores que aceitam qualquer artigo para publicação. Enfim, é um grande desafio. E agora, para apimentar ainda mais esta discussão, temos o cenário dos pre-prints, que são artigos colocados à disposição do público em geral sem ainda terem seu processo de avaliação concluído. Ou seja, temos muita coisa boa preparada para os participantes”, acrescenta ele, que diz estar otimista em relação ao número de inscritos para o evento.

As inscrições poderão ser feitas, pelo site da ABEC: http://www.abecbrasil.org.br/eventos/xxv_curso/

Associados da ABEC, estudantes e participantes vinculados à USP têm descontos especiais.