Falha no Lattes atrapalha atualização de currículos de pesquisadores

CNPq afirma que já havia regularizado plataforma digital, mas recebeu novas queixas de problema que não atinge todos os usuários


MAURÍCIO TUFFANI,
Editor

Direto da Ciência tem recebido nos últimos dias reclamações de pesquisadores, professores universitários e pós-graduandos que relataram problemas para atualizar seus dados curriculares na Plataforma Lattes, administrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Em contato com dois grupos de cientistas em redes sociais na manhã desta quarta-feira (8), a reportagem constatou que a falha não atinge todos os usuários do sistema, mas tem dificultado pesquisadores e acadêmicos de instituições de todas as regiões do país.

A Plataforma Lattes integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações acessível pela internet. Suas informações são usadas não só pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação e de pós-graduação do governo federal, mas também por toda a comunidade das instituições de pesquisa e de ensino superior do país e das agências de fomento do país.

O chamado “Currículo Lattes” se consagrou como um padrão nacional para acadêmicos e pesquisadores atuantes no Brasil, tornando-se elemento de análise de avaliação para concursos, promoções e concessões de bolsas e financiamento a pesquisas.

Erro de envio

Segundo relatos dos pesquisadores que informaram ou foram consultados por Direto a Ciência, as falhas na atualização dos seus currículos Lattes ocorreram no envio dos dados. “No momento de enviar, aparece a informação que aconteceu um erro e que um e-mail foi enviado para o CNPq”, disse um professor da Bahia que enviou mensagem a este site. “O CNPq diz que é um erro técnico, mas isso vem desde o final de janeiro”, acrescentou.

Houve relatos também de dificuldades para cadastrar trabalhos científicos por meio de seus códigos alfanuméricos DOI (identificador de objeto digital). “Eu tive problemas com um DOI de um artigo que não consigo atualizar… Nem cadastrar na unha”, afirmou um docente de Brasília que relatou outras ocorrências de falhas em sua faculdade.

Também houve casos de pesquisadores que se depararam com essas falhas, mas que conseguiram atualizar seus currículos após estar em contato com o CNPq. Outros usuários da plataforma reclamaram de não terem recebido nenhuma resposta.

Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa do CNPq informou ontem, terça-feira (7), que “houve um problema de certificado mas que já havia sido normatizado”. E acrescentou que, devido à recorrência das reclamações, enviará uma explicação do órgão.

Este post será atualizado com a nova resposta do CNPq.

Na imagem acima, detalhe da tela inicial da Plataforma Lattes, do CNPq, que integra bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informações acessível pela internet. Imagem: Reprodução.

 

Fonte da Notícia: http://www.diretodaciencia.com/2017/02/08/falha-no-lattes-atrapalha-atualizacao-de-curriculos-de-pesquisadores/