Convênio visa aperfeiçoamento do ensino na Pós Graduação

 

Convênio visa aperfeiçoamento do ensino na Pós Graduação
FMB firma parceria com iniciativa privada buscando estimular a inovação na área da saúde.

[25/10/2016]

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) firmou convênio com a empresa Braile Biomédica, importante polo fabricante de produtos médico-cirúrgicos hospitalares (dreno de sucção, filtro de sangue arterial, catéter balão, endopróteses, etc). “A finalidade principal é formar competências no desenvolvimento de pesquisa e inovação na área de dispositivos cardiovasculares”, explica o coordenador do PPG em Pesquisa Clínica, professor Carlos Antônio Caramori.

A atividade pioneira da nova parceria ocorreu no dia 20 de outubro com uma aula ministrada pelo professor Domingo Braile, cirurgião cardiovascular e proprietário da empresa Braile Biomédica, a alunos de uma disciplina do PPG em Pesquisa Clínica. Na ocasião, o docente foi recebido pelo diretor da FMB, professor Pasqual Barretti, e por representantes PPG em Pesquisa Clínica.

De acordo com o professor Caramori, o convênio estabelecido entre a FMB e a Braile Biomédica “está amparado pelo Marco Legal da Ciência e Tecnologia” (Lei 13.243/2016). A ideia é buscar o aperfeiçoamento do diálogo entre universidade e indústria, propiciando maior interação entre as partes. “Essa lei permite o compartilhamento de estrutura, de laboratórios e de pessoal”, explica Caramori.

Professor Domingo Braile

Ele foi discípulo de Euryclides Zerbini, o primeiro cirurgião a fazer transplante de coração na América Latina. Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi aluno e colega de uma geração que criou e desenvolveu a cardiologia brasileira, cujo centro era São Paulo. Mesmo assim, manteve o plano original de voltar à cidade onde cresceu, São José do Rio Preto, para fazer lá o que só era feito na capital: cirurgias cardíacas a céu aberto, como é chamado o procedimento em que se abre o peito do paciente para reparar o coração por dentro. Para tanto, era preciso o apoio de uma bomba coração-pulmão artificial – ou máquina de circulação extracorpórea – para fazê-lo parar sem matar o paciente. Braile já havia feito junto com Adib Jatene duas dessas bombas na oficina do Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez o mesmo em Rio Preto e começou a operar. O domínio no campo médico, mecânico e eletrônico o levou a criar a empresa Braile Biomédica.

Segundo Braile, o interesse na criação e desenvolvimento de produtos se deu em razão da ausência dos mesmos na área cardiovascular (década de 1950). “Hoje, temos 450 produtos”, diz.

 PPG em Pesquisa Clínica

Tem como objetivo formar profissionais competentes para apoio na formulação, logística e execução de projetos de pesquisa orientados aos seres humanos, sejam com participantes, material de origem humana, intervenções, ensaios clínicos (fármacos, insumos, dispositivos e procedimentos), novas tecnologias em saúde, pesquisa de eficácia de resultados e em serviços de saúde. Essa competência envolve decisões e ações que auxiliem o pesquisador a cumprir exigências metodológicas, regulatórias e bioéticas, nacionais e internacionais, para obter resultados confiáveis na utilização do sistema de saúde. (http://www.fmb.unesp.br/pgpesquisaclinica)

 

Braile Biomédica

A empresa foi fundada em 1977 pelo cirurgião cardiovascular Domingo Braile, precursor e idealizador no Brasil das válvulas cardíacas biológicas de pericárdio bovino. Localizada em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, tem status de empresa de pesquisa e fomento de tecnologia nacional, sendo centro de excelência na indústria médica brasileira. A Braile Biomédica nasceu do sonho da família de Domingo Braile em viabilizar a cirurgia cardíaca para todos pacientes brasileiros com a fabricação de produtos nacionais. Hoje é um avançado polo fabricante de produtos médico-cirúrgico hospitalares. Única no segmento com tecnologia 100% nacional, a Braile Biomédica possui as seguintes divisões de produtos: Cardiovascular, Biológica e Soluções; Eletromédica, Endovascular e Oncologia.