O número de anéis no chocalho da cascavel corresponde a idade da serpente?

A cascavel (Crotalus durissus) é uma serpente da famí­lia Viperidae de hábito terrícola e noturno, que possui dentiçío do tipo solenóglifa sendo, portanto, peçonhenta. A caracterí­stica mais peculiar a essa espécie está na extremidade de sua cauda, onde encontra-se o chocalho ou guizo, um anexo do tegumento, de formato cilí­ndrico achatado e composto por anéis ocos que, como as escamas, são constituídos de queratina (proteí­na também constituinte de nossos cabelos e unhas) (Figura 1).

Sem título
Vídeo 1 “ Cascavel vibrando o chocalho ou guizo.
Luan Pinheiro

Um comportamento comum exibido pelas cascavéis é ao sentirem-se ameaçadas, vibrar a cauda fazendo com que o os anéis que compõem chocalho se choquem, emitindo um som caracterí­stico com a função de afugentar possí­veis predadores (Ví­deo 1). Muitas pessoas acreditam que o número de anéis do guizo das cascavéis estaria relacionado a idade da serpente, cada um dos anéis correspondendo a um ano de vida do animal. Dessa maneira uma cascavel com um chocalho formado por sete anéis teria sete anos de idade. Mas será que realmente existe essa relação?

 

Cascavel – Crotalus durissus. Foto: Luan Pinheiro

O que de fato ocorre é que a cada muda de pele (Veja: A muda de pele das serpentes) que a cascavel realiza é adicionado um anel ao guizo, dessa forma o número de anéis está relacionado ao número de mudas que a serpente fez. Entretanto, a frequência com que a serpente realiza a muda de pele está relacionada a vários fatores como por exemplo a idade; há um menor intervalo de tempo entre a realização de mudas quando o animal é jovem, uma vez que o crescimento é mais acelerado nesse perí­odo. Contam também a saúde da serpente, a qualidade da alimentação e as condições ambientais onde o animal vive. Dessa maneira uma cascavel pode realizar mais de uma muda por ano e consequentemente adicionar mais de um anel ao seu chocalho nesse perí­odo de tempo.

O Nurof-UFC conta com exemplares vivos de cascavel em sua exposição permanente. Agende já uma visita a exposição do NUROF-UFC através do telefone (85) 33669801 e traga grupos de 20 a 40 pessoas para verem a exposição de serpentes e outros répteis e assistirem a uma palestra sobre a biologia das serpentes e curiosidades!