UNESP – Universidade Estadual Paulista

Unesp em segundo lugar na América do Sul

Resultado é obtido no Nature Index

[25/04/2016]

A Unesp está em segundo lugar no ranking 2016 do Nature Index na América do Sul, ficando atrás da USP e melhorando seu desempenho em 47,6% em relação ao ano anterior, sendo a instituição que mais cresceu de 2014 para 2015 entre as seis primeiras colocadas (USP, Unesp, Universidade de Buenos Aires, Universidade do Chile, UFRJ e Unicamp).

 

O ranking foca a publicação de artigos científicos em periódicos de grande impacto entre 1/12 e 31/12/2015. São contabilizados artigos lançados no período (seja na autoria principal ou coparticipação) em quatro diferentes áreas: “Química, Ciências da Vida, Terra e Ambiente; e Ciências Físicas. A lista de revistas foi definida por cientistas independentes que responderam em qual eles gostariam de publicar suas pesquisas mais significativas.

 

Como é feita a medição?

Para compor o ranking, o número avaliado não é o total de artigos publicados por instituição, mas o de À contagem fracionada ponderada (WFC, na sigla em inglês). Esse Índice leva em conta a porcentagem de autores de cada instituição afiliadas em cada artigo.

 

Também apresenta uma correção para diminuir o peso dos artigos na área de astronomia e astrofísica, já que o número de publicações nestas áreas é muito maior do que em outros campos do conhecimento cobertos pelo Índice da Nature.

 

Veja a colocação da Unesp na América do Sul

http://www.natureindex.com/annual-tables/2016/institution/academic/all/regions-South%20America

 

 

Veja dados específicos da Unesp, inclusive com artigos destacados pelo Nature Index

http://www.natureindex.com/institution-outputs/Brazil/S%C3%A3o%20Paulo%20State%20University%20(UNESP)

Assessoria de Comunicação e Imprensa